quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Renault Revela Nova Geração do Clio


Agora é oficial. A quarta geração do Clio, que ontem vazou na internet, foi totalmente desvendada pela Renault nesta terça-feira (3). Remodelado de uma ponta a outra, o novo modelo, que o público poderá conhecer de perto no Salão de Paris, em setembro, não só ficou mais atraente pelo lado visual como também evoluiu significativamente na parte mecânica, com destaque para os motores de baixo consumo.
O “Clio IV”, como a marca o chama, é mais um projeto de Laurens Van den Acker, o ex-chefe de desenho mundial da Mazda e agora na direção das pranchetas da Renault.
A cara do novo veículo redesenhado por Acker remete imediatamente ao compacto elétrico Zoe, com grandes faróis e a grade dianteira mais afunilada com o logotipo do diamante no centro. Já o desenho geral do novo Clio lembra a do Mégane hatch, que se destaca pelo visual esportivo e faz sucesso na Europa justamente por ser um belo automóvel. Outros detalhes que chamam a atenção na novidade é a grande área envidraçada e suas formas abauladas, o que os designers chamam de “músculos”.






O interior do Clio também muda completamente, mesmo comparado a terceira geração que não veio para o Brasil – a marca ainda oferece a segunda geração no país. A simplicidade no desenho rege a reformulação da cabine, com comandos de fácil visualização e matérias de acabamento de melhor qualidade.
Clio IV e seus “motorzinhos”
A versão de entrada do novo Clio tem um motor semelhante ao de motocicletas grandes, porém bem mais avançado. Trata-se de um pequeno bloco de 900 cm³ (0.9 litro) com apenas três cilindros e equipado com sistema de injeção direta de gasolina e turbocompressor para gerar 90 cv e 15,2 kgfm de torque, o que segundo a Renault é equivalente ao desempenho de um propulsor 1.4. O consumo espanta: 22,3 km/l.
Outro opção a gasolina é o 1.2, também com turbo e injeção direta. Esse bloco, conforme dados da montadora, desenvolve 120 cv e 17,3 kgfm de torque e o consumo médio fica na casa dos 22 km/l. Já a terceira versão é empurrada pelo motor 1.5 turbodiesel de 90 cv e 22,4 kgfm. Nessa configuração, o modelo pode percorrer até 31,2 km por litro de combustível consumido.
Conteúdo de carro grande
Apesar de compacto e voltado às classes menos afortunadas na Europa, a nova geração do Clio não deixa a desejar quando o assunto é sua lista de itens. Todas as versões vêm equipadas de série com GPS embutido no painel e o sistema R-Link, que conecta o carro à internet – é possível instalar diferentes aplicativos na central multimídia. Há também recursos para segurança, como os quatro airbag (frontais e laterais) e o controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Quando chega no Brasil?
A resposta mais adequada para o momento é um “não tão cedo”, isso porque a Renault está preparando para o segundo semestre de 2012 mais um facelift para o Clio oferecido na América do Sul (fabricado na Argentina), que ainda se mantém na segunda geração (lançada em 1998). Na Europa, o modelo começa a ser vendido logo após sua apresentação no evento em Paris. O preço ainda não foi definido.
Desde que foi lançado em 1990 a Renault já vendeu mais de 11,5 milhões de unidades do Clio em mais de 115 países pelo mundo.

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