quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Futebol: Influência no Mundo


Influência no mundo


Difusão

O futebol vem cada vez mais se tornando um desporto popular em vários países sem muita tradição neste desporto. Esta é uma tendência mundial. Especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma área plana (ou nem isso). Tanto em países pobres como em países mais desenvolvidos, como Estados UnidosCoreia do Sul e Japão, vem ocorrendo uma popularização desse desporto.

Popularidade


Mapa comparativo da popularidade do futebol a nível mundial. Os países que são representados pela cor verde são os que possuem maior número de jogadores ativos para cada 1 000 habitantes.
Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006, aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo estão ativamente envolvidos no futebol, incluindo jogadores, árbitros e diretores. Destas, 265 milhões jogam o desporto regularmente de maneira profissional, semi-profissional ou amadora, considerando tanto a homensmulheresjovens ecrianças. Este valor representa cerca de 4% da população mundial. A confederação com maior porcentagem de pessoas ativamente envolvidas com o futebol é a CONCACAF, com cerca de 8,53% da população. Em contrapartida, na região da AFC esta porcentagem é de somente 2,22%. A UEFA tem uma porcentagem de participação de 7,59%; a CONMEBOL, de 7,47%; a OFC, de 4,68%; e a CFA, de 5,16%. Existem mais de 1,7 milhões de equipes no mundo e aproximadamente 301 000 clubes.
O país com mais jogadores que regularmente atuam (exceto crianças) é a China Continental, que possui 26,1 milhões de futebolistas. Em seguida vêm: Estados Unidos (24,4 milhões), Índia (20,5 milhões), Alemanha (16,3 milhões), Brasil (13,1 milhões) e México (8,4 milhões). Por outro lado, a entidade com menor quantidade de futebolistas regulares (excetuando-se crianças) é Montserrat, com apenas 300 jogadores, seguido das Ilhas Virgens Britânicas (658), Anguila (760) e as Ilhas Turcas e Caicos (950).


Futebol feminino


Uma partida de futebol feminino.
futebol feminino tem apresentado um crescimento lento atualmente, principalmente devido a obstáculos sociais e culturais que não permitem o ingresso pleno da mulher ao desporto. O primeiro jogo feminino sob as regras de futebol do qual se tem registros ocorreu em 1892, na cidade escocesa de Glasgow. No final de 1921 o futebol feminino foi proibido na Inglaterra, ação não seguida por outros países do mundo. Em 1969 o futebol feminino voltou a ser realizado na Inglaterra, motivo pelo qual começou a se expandir fora do seu território. A primeira partida internacional de seleções de futebol feminino ocorreu em 1972, casualmente 100 anos depois do primeiro encontro masculino, onde a Inglaterravenceu a Escócia por 3 a 2. Os primeiros torneios mundiais começaram a ser disputados nos anos 1990: a Copa do Mundo de Futebol Feminino a partir de 1991 e como desporto olímpico desde 1996.
Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões de jogadoras no mundo. Em média, para cada 10 futebolistas (de ambos sexos) existe uma jogadora no mundo.

Economia


Os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo FIFA de 2006 produziram uma das maiores receitas para a FIFA..

Objetos personalizados como esta bola do Brasil são claros exemplos de merchandising.
Segundo estimativas da FIFA, durante o período 2003-2006 este organismo teve uma receita de 3 238 milhões de francos suíços (CHF) e gastos de 2 422 milhões de CHF, o que gerou um superávit de 816 milhões de CHF. 92% (2 986 milhões de CHF) das receitas estão relacionadas com as competições internacionais, particularmente a retransmissão por televisão da Copa do Mundo FIFA de 2006, que responde por 1 660 milhões de CHF desse valor. O restante das receitas se dividem em partes iguais entre receitas financeiras e outras receitas operacionais. Do total das receitas, 714 milhões de CHF foram obtidas por direitos de merchandising. Muitos destas receitas são obtidas em pontos de venda nos arredores dos estádios da Copa do Mundo.Quanto aos gastos, 69% (1 682 milhões de CHF) dos mesmos estão relacionados à organização de campeonatos e ao desenvolvimento do desporto: 46% dos gastos totais (1 125 milhões de CHF) e 23% (557 milhões de CHF) respectivamente. 26% (622 milhões de CHF) são utilizados para gastos operacionais, como transportes, alugueis, gastos jurídicos, comunicações, entre outros. Os 5% restantes (118 milhões de CHF) corre por efeitos de câmbios de divisas e juros.
Os orçamentos dos clubes de futebol podem ser encontrados em diferentes valores dependendo da região do mundo onde se encontram. Os maiores orçamentos podem ser encontrados na Europa, particularmente nas principais ligas da AlemanhaEspanhaItália e Inglaterra. Em grande parte da América do Sul as maiores receitas se devem às transferências de jogadores às ligas europeias, aos fundos fornecidos por transmissões de televisão e a publicidade nas camisetas. Na Europa, os direitos televisivos, a publicidade, a venda de ingressos e o merchandising cobrem grande parte do orçamento.
O futebol também desempenha um papel de solidariedade. Uma das principais contribuições da FIFA ao desenvolvimento do desporto em áreas onde tal fato é dificultado pela falta de materiais e técnicas de desenvolvimento é o Programa Goal. A FIFA também trabalha com o UNICEF desde 1999, fornecendo material de trabalho relacionado com o futebol para que este seja distribuído por esta organização daONU. Regularmente são realizados em todo o mundo jogos amistosos com propósitos beneficentes, cujos idealizadores frequentemente são estrelas do futebol mundial.
Entende-se por passe a transferência de um jogador de um clube para outro mediante o pagamento de uma soma em dinheiro que é paga pelo clube que recebe o jogador para o que o perde. Alguns jogadores possuem passes com valores muito altos.
Os dez passes mais altos da história
#AnoJogadorOrigemDestinoValor (milh. )
12009Cristiano RonaldoManchester UnitedReal Madrid94
22001Zinedine ZidaneJuventus FCReal Madrid73,5
32009KakáAC MilanReal Madrid67,2
42000Luis FigoFC BarcelonaReal Madrid60
52000Hernán CrespoParma FCSS Lazio55
62001Gianluigi BuffonParma FCJuventus FC54,1
72009Zlatan IbrahimovićInter FCF.C Barcelona50
82002Rio FerdinandLeeds UnitedManchester United47
92006Andriy ShevchenkoAC MilanChelsea FC46
102001Juan Sebastián VerónSS LazioManchester United46

Doping

Os esforços contra a dopagem bioquímica (doping) no futebol remontam a 1966, quando a FIFA foi uma das primeiras federações internacionais a criar regras para controlar o mesmo. Anualmente são feitos 20 000 testes anti-doping em jogadores do mundo todo, dos quais entre 80 e 90 dão resultados positivos, principalmente pelo uso de cocaína ou maconha. Entende-se por dopagem positiva o seguinte:
Somente deve ser falado em resultado de dopagem positivo se o laboratório identifica a presença de uma substância proibida, seus metabolitos, marcadores ou evidências do uso de um método proibido que não foi aprovado mediante uma IUT (Isenção por Uso Terapêutico) ou quando não se originam naturalmente no organismo.

O procedimento para um exame anti-doping se inicia no intervalo de uma partida, quando são sorteados os jogadores por equipe. Quinze minutos antes do término do jogo é entregue um envelope com os sorteados para os delegados no campo, identificados por um jaleco branco com uma cruz verde, que divulgam os sorteados (um por equipe). Uma vez finalizada a partida informam aos dois jogadores sorteados que devem dirigir-se ao local de testes para serem controlados. Os jogadores expulsos durante o jogo também podem ser citados. Mais tarde os jogadores selecionados deverão dar uma amostra de urina. Antes disso, os selecionados não podem se dirigir aos seus vestiários, e sim a uma sala onde podem beber bebidas não alcoólicas e tomar banho. A amostra tomada por um profissional do mesmo sexo que o do jogador é mandada a um laboratório para análise.
Caso o resultado da mostra seja positivo, o relatório é enviado para a Subcomissão do Controle de Dopagem Bioquímica da FIFA, que investigará a autenticidade do estudo e, uma vez aprovado, passa para a responsabilidade do diretor do controle de dopagem da FIFA, que verificará a informação para autorizar seu envio à Comissão Disciplinar, à Comissão de Medicina Desportiva e ao clube a qual pertença o jogador. A Comissão Disciplinar decidirá que pena será aplicada ao jogador.
Talvez o caso mais conhecido de dopagem bioquímica no futebol foi o de Diego Armando Maradona, que depois de uma partida válida pela Copa do Mundo FIFA de 1994, nos Estados Unidos, foi selecionado para a realização do teste. Sua mostra deu positiva e foi aplicada uma pena de 15 meses.

Violência

Cartaz localizado no Camp Nou de Barcelona que proíbe a entrada com objetos que podem ser usados de forma violenta.
violência no futebol é quase tão antiga quanto o próprio desporto. Suas origens remontam aos jogos de futebol escolar durante a Idade Média, que se caracterizavam por não terem regras e pelo uso desmedido da violência. Em 1314 foi criada a primeira restrição desse desporto para evitar a crescente onda de violência que ele criava. A primeira manifestação de violência no futebol moderno, de 1863 em diante, ocorreu em 1885, quando uma partida entre as equipes inglesas de Preston North End e Aston Villa acabou em uma brutal luta entre jogadores de ambas equipes.
Os grupos violentos de uma torcida recebem várias denominações, mas destacam-se alguns como barra bravashooligans ou ultras. Na América do Sul um dos países que mais têm sido afetados pela violência no desporto é a Argentina, que ao longo de sua história teve mais de 220 casos de vítimas fatais de incidentes em campos de futebol e seus arredores. Na Itália a violência relacionada com futebol vai ainda mais longe. Os denominados ultras italianos caracterizam-se por seus insultos racistas e inclusive pela fabricação de armamentos para as batalhasque efetuam antes, durante e depois das partidas.
A violência no futebol resultou em situações ainda piores, como a chamada Guerra do Futebol. Esse conflito armado teve como estopim uma série de jogos disputados pelas seleções de futebol de El Salvador e Honduras, válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1970, que foi disputada no México.
Para evitar estes problemas, a FIFA promove uma campanha chamada Fair Play ou Jogo Limpo, que convida os participantes deste desporto para mostrar valores que fazer crescer o futebol. Anualmente a FIFA entrega um ou mais prêmios a pessoas, clubes, associações ou entidades de qualquer natureza que transmitem os valores do Fair Play.

Cultura


Representação de um par de chuteiras por um artista plástico, incluída no Walk of Ideas.

Fußball Globus em Nuremberga.
A cultura é o conjunto de expressões de uma sociedade, e como tal o futebol não está isento da mesma. Um dos institutos que promovem o futebol como cultura a nível mundial é o Instituto Goethe, que realizou exposições pelo mundo cujos temas eram o futebol.
Uma importante mostra de cultura ocorreu durante a Copa do Mundo FIFA de 2006, disputada na Alemanha. O Walk of Ideas, como foi chamada, era composta de uma série obras plásticas que representavam a Alemanha, sendo uma delas um par de chuteiras.
design gráfico engloba parte da cultura deste desporto, uma vez que a concepção de cartazes e outros elementos gráficos devem representar o país onde é realizada a competição a que foram atribuídas essas obras. Também vale destacar trabalhos como os do humorista gráfico e escritor argentino Roberto Fontanarrosa, já que muitos dos mesmos estavam relacionados com o futebol.
A relação com a literatura foi mais difícil. Tendo sido popularmente rejeitado pelos escritores desde seu início, somente a partir dos anos 1960 e 1970 os literatos começaram a abordar o mundo do futebol. Esta aproximação pode ser relacionada com o auge dos estudos semióticos, que revalorizaram as manifestações culturais de carácter popular e massiva.
No cinema e na televisão aparecem muitos temas relacionados a esse desporto. Em relação ao primeiro, existem muitos filmes dedicados a este jogo, ainda que poucas criadas com o apoio da FIFA. Dentro das mais conhecidas destacam-se a trilogia Goal!Goal! (2005), Goal II: Living the Dream (2007) e Goal! 3 (2008), todas com o apoio da FIFA. A FIFA também lançou um filme relacionado com a Copa do Mundo FIFA de 2006. Na televisão pode-se destacar séries animadas como o anime japonês Captain Tsubasa, que praticamente popularizou o futebol no Japão; também pode-se mencionar produções mexicanas e argentinas que o tratam como tema central e secundário.
Em relação à músicaVoices from the FIFA World Cup contém uma série de canções de autores conhecidos. Este foi o álbum musical feito para a celebração da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
A relação entre os videogames e o futebol é muito produtiva. Um dos primeiros jogos eletrônicos futebolísticos bem-sucedidos foi o Pele's Soccer, do console Atari 2600. Muitas edições se tornaram clássicos, como o FIFA Séries, o Pro Evolution Soccer / Winning Eleven e o PC Fútbol.

Tecnologia

Estádio de futebol. Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foram dispostos telões que transmitem a cobertura televisiva.
As inovações tecnológicas vem cada vez mais interferindo nas partidas. Muitas vezes, é possível perceber imprecisões nas decisões do árbitro. A televisão, e os recursos de alta resolução de vídeodemonstram para o telespectador todas as nuances de uma partida em tempo real. Assim é possível visualizar diversos ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores, e os torcedores em campo não poderiam ver.
Recentemente na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha foram dispostos telões de grandes dimensões nos estádios. As imagens televisivas permitem à torcida rever detalhes ampliados das jogadas. Porém, os lances polêmicos não são mostrados em replays nos telões dos estádios. Também, os árbitros estão usando um discreto sistema rádio-comunicador durante a jogo que permite a troca de informações entre a equipe de arbitragem.
Outro aspecto importante no desporto e por conseguinte no futebol vem sendo o emprego de tecnologia para a análise dos jogos através da utilização de scouts. O antes utilizado scout com papel e caneta já vem sendo substituído pelo emprego de sistemas computadorizados que são capazes até de fornecer dados em tempo real para técnicos, imprensa e torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário