quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Japão Cria o Primeiro Navio Híbrido do Mundo


Buscando reconquistar o mercado de transportes marítimos, atualmente dominado pelas vizinhas Coreia do Sul e China, o Japão anunciou o lançamento do Emerald Ace, o primeiro navio híbrido do mundo. Utilizando energia elétrica e solar, ele tem “consciência ambiental” e não produz emissão de carbono enquanto está atracado.
Desenvolvido pela Kobe Shipyard, o modelo foi apresentado em março e tem 200 metros de comprimento por 36 de largura, pesando mais de 60 mil toneladas. O navio, que tem 12 andares, é capaz de transportar 6400 carros, a uma velocidade máxima de 20 nós, atingida com o uso dos motores a diesel. O andar mais alto é reservado para os 768 painéis solares da Panasonic, que fazem a captação da energia vinda do Sol.
Todos os painéis produzem 160 kW de energia – o que é o bastante para 50 casas, em média. Grande parte dela é armazenada em baterias recarregáveis, de íon lítio, semelhantes às utilizadas em notebooks.
Quando o navio está em uso, utiliza motores à base de diesel e a energia solar em excesso serve para ligar instrumentos, lâmpadas e outras tarefas. Assim que o Emerald Ace atraca em algum lugar, o motor à diesel para de funcionar.
“Os eco-navios são fundamentais para a nossa batalha. Não podemos lutar sem eles. Fizemos uma decisão difícil analisando o mercado, mas o resultado é positivo”, avaliou Hideaki Omiya, presidente da Mitsui Engineering & Shipbuilding Company, responsável pela criação do navio.
Vale lembrar que o Japão liderou este mercado por muito tempo, desde os anos 70, porém a crise econômica de 2008 fez com que o país perdesse boa parte do investimento na área, abrindo caminho para outros concorrentes. Talvez por isso o investimento em uma tecnologia tão diferenciada tenha sido a aposta ideal para os japoneses tentarem retomar o topo.

Emerald Ace tem paineis solares que transformam calor do Sol em energia elétrica (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário